-
Arquitetos: CoA arquitectura, Estudio Macías Peredo
- Área: 375 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Francisco Gutiérrez Peregrina, Onnis Luque, Jaime Sicilia
-
Fabricantes: Sukabumi Stone
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistiu numa casa de descanso que contemplasse áreas sociais e o dormitório principal no térreo, com vista ao mar, além de outros quatro dormitórios para abrigar uma família em cada um e áreas de serviço.
Uma enorme figueira, uma palmeira e a busca por aberturas visuais para o mar, ditaram o projeto.
A palmeira serve de pretexto para confinar um pátio de entrada, no qual a vegetação em diálogo com a estrutura aparente dão as boas-vindas e anunciam qual será o tema de toda a casa: um esqueleto estrutural que ordena, delimita e qualifica os diferentes espaços.
O recinto principal é conformado pela sala aberta de estar e jantar, com uma piscina ao lado que arremata a casa e dilui o limite com o horizonte marinho.
A casa ainda possui um pátio com redes que é implantado no eixo marcado pela figueira, seguido por um outro pátio que introduz luz e vegetação ao interior. O dormitório se localiza no mesmo eixo, através da sequência de pátios, desfruta também da paisagem sem perder sua intimidade.
Uma escada semi-aberta conduz aos quatro dormitórios do pavimento superior modulados sob uma mesma ordem.
A casa pode estar completamente aberta ou fechada, permitindo desfrutar da brisa do mar e da vegetação que busca introduzir o contexto selvagem mediante uma rica variedade de espécies.
A materialidade dos acabamentos aparentes buscam produzir uma atmosfera natural e tranquila.
Esta é uma casa para conviver, contemplar, descansar ou simplesmente estar.
Originalmente publicado em 9 Julho, 2017